O concurso para ingresso na carreira diplomática deu mais um o importante. O Cebraspe foi oficialmente definido como a banca responsável por conduzir o Concurso Diplomata 2025, conforme publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas nesta quarta-feira, 7 de maio.
Diplomacia em pauta: oferta confirmada de 50 vagas
A seleção deste ano vai contemplar 50 oportunidades para a carreira de diplomata, uma das mais tradicionais e concorridas do serviço público federal. O anúncio da banca reforça a expectativa de que o edital está cada vez mais próximo de ser publicado, especialmente com a finalização do processo licitatório e a escolha da organizadora.
Salário de diplomata: carreira atrativa com alto nível de exigência
O cargo exige formação de nível superior em qualquer área do conhecimento, o que aumenta o leque de interessados. O atrativo principal, além da reputação da carreira, é a remuneração inicial de R$21.926,98, que já inclui o auxílio-alimentação de R$1.000,00.
Histórico e tradição: o concurso Diplomata é realizado todos os anos
Desde 1946, o Instituto Rio Branco, responsável pela formação dos diplomatas brasileiros, organiza a seleção de maneira ininterrupta. Neste ano, o Ministério das Relações Exteriores aguardava apenas a sanção do Orçamento 2025, que foi oficializada em abril, para dar andamento ao certame.
Além do Cebraspe, outras instituições também disputaram a organização do concurso, entre elas a FGV (Fundação Getulio Vargas) e a FCC (Fundação Carlos Chagas). No entanto, a proposta do Cebraspe se destacou por diversos fatores:
Critério | Destaque apresentado pelo Instituto Rio Branco |
---|---|
Estrutura | Manutenção do formato adotado no concurso anterior |
Experiência | Atuação consolidada em seleções de grande porte |
Prazos | Proposta com cronograma de encerramento até novembro de 2025 |
Expectativa para o edital do concurso Diplomata 2025
Ainda não há uma data definida para a divulgação do edital, mas a escolha da banca indica que esse anúncio está iminente. O Instituto Rio Branco já havia solicitado às concorrentes que suas propostas fossem baseadas em uma estimativa de 9 mil inscritos, com convocação de 300 a 500 candidatos para a próxima etapa.
Com a definição da organizadora, o próximo o é a do contrato, seguida pela publicação oficial do edital — que pode acontecer nas próximas semanas.
O que esperar da seleção: modelo Cebraspe e provas desafiadoras
Seguindo o padrão das edições anteriores, é provável que o concurso conte com uma estrutura de múltiplas fases, incluindo provas objetivas, discursivas, exames orais e avaliação de títulos. O modelo do Cebraspe, que utiliza questões de certo ou errado, deve ser mantido, exigindo dos candidatos um nível elevado de atenção e domínio do conteúdo programático.
Para quem sonha com a carreira diplomática, o momento é de intensificar os estudos. A definição do Cebraspe como banca organizadora confirma que o concurso está bem encaminhado e deve ter seu edital publicado em breve. Com alto grau de competitividade e excelente remuneração, o Concurso Diplomata 2025 será mais uma oportunidade de ingresso em uma das carreiras mais prestigiadas do serviço público federal.